0
0
0
s2sdefault

PROJETO CAPOEIRA VIVA

 

Idealizado pelo Ministério da Cultura e promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com patrocínio da Petrobras, o Projeto Capoeira Viva é uma ação de valorização e promoção da capoeira como bem constituinte do patrimônio cultural brasileiro.

O Edital, lançado em 2007 e com abrangência nacional, garantiu aos interessados a ampla possibilidade de acesso aos recursos financeiros destinados a cada uma das modalidades de apoio, a saber: apoio a ações socioeducativas; apoio a projetos inéditos de pesquisas sobre o desenvolvimento da capoeira; apoio a centros de referência sobre capoeira e incentivo a ações relacionadas à capoeira por meio de mídias e suportes digitais, eletrônicos e audiovisuais.

O Convênio destinou, dentre um valor total de R$ 1.708.532,81 (um milhão setecentos e oito mil quinhentos e trinta e dois reais e oitenta e dois centavos), 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil) para pagamento dos projetos premiados pelo edital. Além da premiação dos projetos selecionados, registrou diferentes experiências e iniciativas ligadas ao universo musical da capoeira nas diversas regiões brasileiras, através da produção da série de CDs Capoeira Viva (05 vols.).

O Capoeira Viva cumpriu seus objetivos premiando 122 iniciativas nas modalidades descritas acima, voltadas para valorização, promoção e fortalecimento da capoeira.

Entre as ações realizadas, destacam-se o lançamento das duas séries de CDs Capoeira Viva, que viabilizaram o registro da produção musical desenvolvida no cenário da capoeira. A primeira edição,  concretizada em 2010, divulgou músicas compostas por instituições em âmbito nacional, atuantes em locais, como São Paulo, Pernambuco, Recôncavo da Bahia, Ilhéus, Salvador e Goiás. A segunda edição foi lançada em 2014, com canções de  grupos soteropolitanos.

Além disso, a FGM promoveu em 2013 o Encontro Capoeira Viva, reunindo autoridades e personalidades para discutir o universo da manifestação cultural em Salvador. O evento contou com a realização de oficinas culturais que relacionaram a capoeira a outras linguagens artísticas, como Artes Plásticas, Mídias Eletrônicas e Vídeo. Em 2014 realizou o cadastramento dos representantes da capoeira na cidade do Salvador - mestres, grupos, escolas e instituições, e no ano seguinte lançou a Coleção Capoeira Viva, composta por cinco livros sobre o bem cultural, cumprindo assim os objetivos do programa.

0
0
0
s2sdefault